quarta-feira, 11 de maio de 2011

RESIDÊNCIA 3 . SÃO JOSÉ . SC


ABRIL 2011. Casa moderna em terreno em declive. Com garagem e pátio lateral no nível da rua, o conceito nasceu em torno da idéia de se ter a suíte master num balanço estrutural de 5 metros, insinuando a proposta de se estar sempre "dormindo nas nuvens". Do quarto e da banheira para casal, se tem uma vista eterna para o mar. Brises solei de madeira controlam a incidência do sol e garantem privacidade sem ocultar o visual externo.


Em baixo, na ala social da casa, a raia de natação tem borda infinita, alinhando-se com o horizonte. Dentro da casa uma banheira jacuzzi e as sala de estar, jantar com forno de pizza, fogão a lenha e churrasqueira, além do home theater, também tiram proveito da vista. Junto da raia há um deck seco sombreado e outro molhado para chaise loung e mesinhas.


A proposta leva em conta questões de insolação e ventilação naturais. Árvores de folhas caducas garantem sombra no verão e sol no inverno. A casa tem 265 m² num programa com duas suítes, uma suíte master, garagem com hobby box, cozinha, lavanderia, dependência de empregada, banheiro social, além da estrutura  social e de lazer já mencionadas.


A edificação conta ainda com sistema de aquecimento solar de água. Toda a estrutura do sistema de aquecimento e caixas de água potável e pluvial, ficam aparentes no teto verde da casa, remetendo à arquitetura High Tech. Há, na cobertura, espaço para locação de placas fotovoltáicas ou geradores eólicos residenciais - propícios para a região de ventos constantes - para a geração de energia elétrica.



A implantação da edificação respeita a topografia do terreno, apenas uma mínima parcela de terra deverá ser remanejada.


No pátio lateral do térreo e na cobertura da casa, piso grama e teto verde mantém área verde e permeável equivalente à pré-existente. Essas áreas permeáveis coletarão a água da chuva que será reaproveitada. 

22 comentários:

  1. Excelente projeto, muito linda a área externa da casa. Eu gostaria de saber, porém, sobre a divisão interna da casa que o projeto não detalha muito. Você poderia me explicar ou mostrar? Ela comporta 3 quartos e escritório? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, obrigado. Fico feliz que tenham gostado. Sim, ela possui 3 quartos, um deles é suíte master. O briefing original não prevê escritório mas, no pavimento inferior, há espaço para escritório sim. Vou publicar plantas e cortes.

      Excluir
  2. Estou comprando um terreno em declive de mais ou menos 6 metros estimo... a medida é 17 de frente por 21 de fundo, vista para o mar ao fundo... gostei do projeto, mas achei poucas vagas de garagem.... achas que dá para adaptar esse teu projeto nesse terreno?

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Rosimeire

    Obrigado. Seu terreno parece fantástico. Com a testada de 17 metros é sim possível implantar uma casa com essa do post com mais vagas de garagem.

    Em que município fica seu lote?

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Douglas.

    Primeiramente, desculpe a demora em responder.
    O terreno fica em Florianópolis - ilha, num bairro próximo ao Centro.
    Estamos programando o cartório para a semana que vem. Se der tudo certo entrarei em contato por e-mail.

    Até breve.

    ResponderExcluir
  5. Boa Tarde Douglas! gostei muito do projeto, gostaria de saber quais as informações que você precisa para poder passar um orçamento.
    Desde já Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, Cleiton.

      Obrigado, fico feliz que tenha gostado. Para te passar um orçamento preciso de informações do terreno como localização, dimensões e topografia - se é plano ou acidentado. Preciso saber também qual o tamanho aproximado da obra, quantos e como são os cômodos que desejas. Podemos tratar pelo e-mail douglas@ocabrasil.arq.br ou marcar uma reunião pelo skipe.

      Aguardo seu contato. Grande abraço.

      Excluir
  6. Gosto muito deste projecto! Estou a pensar em comprar um terreno em declive de mais ou menos 6 metros. A medida é 10 de frente por 21 de fundo. A garagem ficaría de frente para a casa e não na parte de tras.Gostaría de saber se posso adaptar o teu projecto a este terreno? Sonia Sousa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Sônia. Obrigado, sempre fico contente quando elogiam nossos projetos. Sempre gosto de frisar que o projeto é do cliente, e não meu, é feito exclusivamente para ele. Mas, obviamente, as próprias adaptações ao terreno alterarão plantas e fachadas.

      Portanto, fique a vontade, pode usar as informações aqui postadas. E boa sorte com o novo terreno e com a casa nova.

      Excluir
  7. Boa, tarde excelente projeto.
    Andava a procura de casas em declive e o projeto enquadrou-se perfeitamente no terreno que tenho disponível para construção, estou a considerar em aproveitar algumas ideias, embora o local de construção seja em Trás-os-Montes, Portugal, um local com um clima muito frio no inverno e muito quente no verão.
    Gostava de saber que qual a área do 1.º piso e do piso térreo se não fosse incómodo.
    Só mais uma pergunta a suite master, não necessita de pilares para a sustentar?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  8. Bom dia, Papú. Obrigado. Fique a vontade, pode se inspirar no projeto sim. Porém, para estações do ano tão expressivas, as soluções de fachada devem ser outras. Pesquise sobre arquitetura bioclimáticas, zonas bioclimáticas, sombreamento, massa térmica, ventilação passiva, ok!?. O térreo tem 115 m² e o superior 139 m². Sobre pilares, o balanço pode ter até 9 m com laje protendida. Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Qual seria o sistema estrutural usado na sua linda proposta, meu caro Douglas?

    ResponderExcluir
  10. Conseguem adaptar esta planta para um lote de 12x 14,5? Quanto custará a planta? Terreno aclive.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Ewertrod. Sim, é possível adaptar a planta similar ao seu lote, para isso, será necessário conhecer a topografia do terreno. Sobre valores, me encaminha um e-mail para douglas@ocabrasil.arq.br e seguiremos conversando. Um abraço.

      Excluir
  11. Muito bom projeto, Douglas. Parabéns. Tenho um terreno em declive e este seu projeto inspira como aproveitá-lo melhor.

    ResponderExcluir
  12. Queria saber as medidas todas as áreas?

    ResponderExcluir
  13. boa noite me chamo marcos adorei esse projeto meu terreno 12x21 com aclive atras
    minha necessidade seria ter 2 pavimentos na parte terrea pois se tem vista do mar desde o terreno
    47999903054 watsapp

    ResponderExcluir
  14. Olá! Lindo projeto! Qual a área do terreno onde ele foi implantado? Poderia me informar também o percentual de inclinação do terreno? Obrigada!

    ResponderExcluir
  15. Oi, Cipriii, bom dia. Os terreno naquele condomínio tem 15x30 m. A porcentagem de inclinação é alta nesse terreno, na ordem de 30%.

    ResponderExcluir
  16. Bom dia, tenho um terreno de 12x26,40 com parte em declive, sendo metade dele em rampa do lado direito e a outra em três platôs, sendo o primeiro, já descontando cinco metros de frente, ficando com 7 m, o segundo 5,5 m. O desnível da rua ao final do terreno é de 7 m.
    Tenho interesse em aproveitar o primeiro e o segundo platô para uma casa com sala de estar, jantar, cozinha, despensa, lavanderia, wc, dois quartos e uma suíte com closet. Uma casa de aproximadamente 110 m2. Fica em Mogi das Cruzes SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Ricardo, como vai? Me contate no douglas@ocabrasil.arq.br ou pelo wts (48) 98423-5630. Posso ajudar com o projeto.

      Excluir